¿¿¿¿¿¿¿MESSI OU MARADONA???????

image

image

Após o jogo válido pela Champions  League, entre Barcelona 3 X 0 Bayern, com Lionel Messi decidindo o jogo de forma genial voltou à tona, principalmente na Argentina, a polêmica:
Quem é melhor, Messi ou Maradona? 
Para mim, é uma crueldade a comparação principalmente  entre gênios,  ainda mais de épocas distintas,  Messi está em plena atividade e Maradona jogou há mais de  20 anos, muitas coisas mudaram neste interim, porém, a comparação existe.
Beckenbauer um dos maiores jogadores do mundo, disse que para ele Maradona foi melhor.  Para Diego Simeone que chegou a jogar com Maradona pela Seleção Argentina e é atual técnico do Atlético de Madri, Messi é mais completo. Para Carlos Bianchi ex técnico do Boca Juniors, sem hesitar, falou que Messi superou Maradona e Rivelino também opinou, a favor de Maradona. As opiniões se divergem.
E para você quem foi o melhor?
Ambos nasceram na Argentina, ambos são canhotos, são brilhantes.Não tenho dúvidas, que tanto Maradona como Messi estão entre os maiores jogadores de todos os tempos.
Messi é letal, finaliza com uma impressionante perfeição e frieza, parece que tem imã em seus pés quando conduz a bola,  é veloz e tem uma fantástica mudança de direção, tecnicamente,  é disciplinado tanto na tática individual como coletiva.O futebol de hoje taticamente é superior ao da época de Maradona, os times tem mais variações e jogam mais compactos, e o jogo é mais rápido. Seu grande, concorrente é Cristiano Ronaldo.
Maradona foi mágico, tinha técnica refinada, era exímio cobrador de faltas, improvisava como ninguém , um líder nato que jogava com o coração. Ele jogou em um futebol onde os defensores  eram mais violentos e foi considerado superior a outros craques que jogaram em sua época como  Platini, Boniek, Gullit, Van Basten, Zico, Sócrates, Antognoni, Bruno Conti, Roberto Baggio, Rummenigge, Lothar Matthäus e Gary  Lineker.
Messi ganhou mais títulos e bateu muito mais recordes individuais que Maradona,  ganhou a primeira medalha de ouro Olímpica para o futebol argentino.
Maradona venceu uma Copa do Mundo e foi o grande nome daquele mundial realizado no Mexico em 1986 ,vencer uma Copa do Mundo, que é a maior competição  do futebol,  eterniza um jogador.
E os argentinos o que pensam ?
Aí é mais complexo meus caros.
Bem, na Argentina hoje em dia, as opiniões também se divergem por um lado Messi tem mais alguns anos de futebol e pode ainda nos surpreender , ganhando mais títulos e quebrando  mais recordes. Por outro, Maradona já é um Mito.
Messi aos 13 anos já estava no Barcelona fazendo o tratamento que necessitava, pois tinha um grave problema  hormonal  que atingia seu desenvolvimento ósseo, e consequentemente  seu crescimento. Messi foi formado em umas da maiores escolas de futebol do mundo, não só na parte estrutural como também  metodológica de treinamento; o Barcelona, além de formação futebolística deu a Messi estudo e levou sua família  para viver com ele. Messi teve todo o suporte  para desenvolver seu enorme talento e foi muito bem preparado visando sua chegada ao time principal. A mentalidade de Messi é européia, sempre foi responsável, disciplinado, focado, racional, tem aversão ao falar com a imprensa, leva uma vida discreta e tranquila. Até hoje somente, jogou no Barcelona.
Já Maradona, vivia em uma “Chabola”, ou seja, favela , tinha grave problema de desnutrição e iniciou no modesto Argentino Juniors,  onde fez a base e iniciou sua carreira profissional. Maradona surgiu em circunstâncias adversas, pobreza, falta de proteção e apoio, além do fator de ter jogado na Argentina, assim, os argentinos o conheciam bem,se identificavam com sua trajetória, jogou em vários clubes mas seu auge foi no Napoli; Maradona sempre pensou como sul americano, passou a imagem de que seu talento venceu todas as adversidades e era extramente  passional.
Na época em que Maradona começou a jogar, a Argentina passava pela opressão militar e sofreu a guerra das Malvinas, onde foi derrotada pela impiedosa Inglaterra. Maradona mesmo sem estudos, defendia o povo argentino e sofria com ele a perda. Maradona sempre foi muito carismático, chegando a prejudicar tanto sua vida profissional como privada com excessos, em sua história, altos e baixos foram frequentes sem nunca esconder de ninguém, sucessos e fracassos. Política e futebol sempre foram suas predileções e suas declarações acerca dos temas sempre foram ouvidas atentamente.
Quando  Maradona  marcou os gols que venceram a Inglaterra por 2X1 na Copa de 1986,  o primeiro gol, foi batizado por ele,como “La Mano de Dios” e o segundo  gol que é considerado “O gol mais bonito da história das Copas”, trouxe um sentimento ao povo argentino de que estavam vingados; O país ainda vivia as cicatrizes da derrota na guerra das Malvinas para os mesmos ingleses e isso não os faria recuperar sua ilha, nem tampouco trazer  de volta seus jovens mortos por defender a soberania nacional em uma guerra, mas sem dúvida, após o apito final daquela emblemática partida houve uma das maiores celebrações nacionalistas que Buenos Ayres já presenciou, isto é, o resultado  dos tempos, a circunstância dos fatos.
Hoje em dia, os argentinos amam o jogador Messi, mas sempre vão idolatrar a pessoa do Maradona, que encarnou  naquele contexto o sentimento cívico da Argentina.
E há quem diga que Messi sempre será um lindo poster e Maradona uma linda bandeira.
Meus amigos, sigo na firme convicção de que comparações entre gênios são muito duras, ainda mais em épocas distintas, dizer quem foi melhor, Messi ou Maradona…
Ao meu ver, seria o mesmo que escolher quem foi mais brilhante, Renoir  ou Picasso?
Na época do Maradona, ele foi o melhor e nessa atual Messi é o melhor. Assim como Renoir foi o maior artista do movinento impressionista e Picasso o maior do movimento cubista.
Andy Cappo.

Leave a comment